Tecnologia do Blogger.
RSS
Post Icon

     Entrevistas TME +

Entrevistado de hoje
Roberto Mendes Coleções...    


Ok, vamos dar início a entrevista que promete confissões e desabafos, confiram...


Roberto, com que idade começou e o que te motivou a entrar nesse mundo do colecionismo?

 Comecei a 5 anos atrás mais ou menos e o que me motivou foi a compra de um HW para meu filho, daí só alegria...
 O amor que tenho por carros também foi outro ponto muito relevante para o engrandecimento desse maravilhoso hobby na minha vida. E mais, não podendo adquirir os 1:1 vai os 1:64 e 1:24 e assim por diante.

Verdade, quem não gostaria de ter uma coleção de 1:1 na garagem, não é? mas vamos e à diante...
 Na época, qual era o meio de divulgação comparado as redes sociais de hoje em dia?

 Quando comecei a colecionar mais a sério mesmo, o único meio de me comunicar com outros colecionadores espalhados pelo Brasil, era o Orkut mesmo, fiz e mantenho muitos amigos e amigas devido a esse meio na internet, o Orkut foi essencial eu acho que para muitos colecionadores do Brasil  e do mundo inteiro.

 Tchê, eu sou novo nesse hobby, mas deveria ser muito legal usar o Orkut como ferramenta no colecionismo, eu curtia muito o Orkut kkkk...
 Quais eram as marcas principais que tu costumava comprar no início e qual escala tu optou por colecionar? 

Comprava muito, demais ate, os famosos HW mesmo, na escala 1:64 sempre, escala que ate hoje é minha preferida, pois não havia outras opções quase, com o passar do tempo, ¨estudando¨ muito esse hobby, fui vendo que não tinha somente essa marca, havia muitas outras e na minha opinião, as vezes muito mais interessantes que as da HW.
 Aproveitando a deixa, a Mattel anda a muito tempo deixando a desejar com seus lançamentos, por isso pouco compro dessa marca, a não ser peças mais antigas.

 É, essa é uma questão bem comentada no meio, muita repetição dos modelos, geral tem que se contentar com as variações mesmo.
 Pulando para a fase atual, quantas minis tu já tem no teu acervo?

 Cheguei  ter mais de 900 minis, mas hoje tenho umas 600 unidades, pois fui aprendendo que qualidade é muito mais importante que quantidade. Hoje só entra na minha coleção, minis que realmente sejam interessantes, raras as vezes, e que role uma química entre a gente, entendeu? kkkk.


 Tchê, falando por experiência própria, pois isso também aconteceu comigo, antes comprava de lote kkk agora estou focado em temas específicos, acho que são fases do colecionismo.
 Mas diz ai, de onde tu costuma comprar tuas minis?

Hoje em dia, principalmente de amigos no facebook, sites especializados e pesquisas, muita pesquisa na internet em geral, no qual gosto muito de fazer. As vezes, compro em lojas aqui da minha cidade, mas acho que isso equivale a uns 10% de minhas compras somente.

 Entendi, acho que o facebook é um dos maiores, se não o maior facilitador de compras desse nosso mundo, curto muito fazer compras no face...
 Tu faz parte de alguma organização, algum projeto relacionado ao colecionismo?

 No facebook, de vários grupos (mas de 250) e associações espalhadas pelo Brasil, algumas ate pelo mundo a fora.
 Aqui na minha cidade faço parte dos colecionadores de miniaturas de São José do Rio Preto, o qual promove desde 2012, o RIOPRECOM, nosso encontro anual de amigos apaixonados por esse hobby, lembrando que esse ano de 2014, acontece o mesmo no mês de maio nos dias 24 e 25, todos estão convidados!!!
 Troco muitas ideias com o amigo Silvio Schiavon, organizador do COLECON de São Paulo, um dos maiores e mais importantes eventos do colecionismo do Brasil e acho que do mundo também, sem medo de errar...

 Maravilha, é muito gratificante fazer parte de alguma forma desses eventos, quem sabe um dia eu não vá a um RIOPRECOM.
 E com a família, como é a aceitação deles com teu hobby? 

 Como já disse, o começo foi devido ao meu filho, então com esse nunca tive qualquer problema, sempre me apoiou, mas com a esposa ... vixi... no começo foi complicado, devido a problemas que todo colecionador já deve ter passado, posso afirmar.
(esposa): ¨Mais uma mini¨ , deixou de comprar o leite e o pão para comprar essas porcarias, esse mês não vai comprar mais nada, hein!!! e por ai a fora...
 Mas agora, consegui uma aliada de verdade mesmo, me apoia e muito, em tudo que faço nesse hobby, graças a Deus, acho que ela pensou ¨já que não posso vence-lo, vou me juntar a ele kkk.

 Que bom que terminou em paz kkkk, é complicado quando somos incompreendidos, mas quando se tem a família apoiando, é muito melhor, lembrando que a família vem em primeiro lugar sempre...
 Visando os dias de hoje, na tua opinião, qual é a maior dificuldade que o colecionador tem dentro do hobby?

 Acho que o maior problema no caso do Brasil, é o tamanho do país: Fretes caros, encontros que muitas vezes temos vontade de participar, mas devido a distância, fica praticamente impossível, e algumas outras coisas que prefiro não citar aqui, ok?

 Pois é meu amigo, não é mole morar nesse Brasilzão kkk.
  Mas vamos abordar um assunto mais polêmico...
Nesse nosso meio é muito fácil fazer amizades, mas infelizmente sempre tem aqueles que fazem de tudo por um barraco, tu tem alguma rivalidade com algum colega de coleção?

 Tenho sim, e reconheço aqui publicamente que foi devido a falhas minhas mesmo, falhas muito graves, diga-se de passagem...
 No começo desse hobby, nos empolgamos, reservamos minis a torto e direito, sem ver que do outro lado existem amigos que dão um duro danado para conseguirem minis bacanas para a gente, caras que passam muita chateação que não deveriam passar... entre vários sonhos que tenho nesse hobby, alguns deles são, reconquistar a amizade de alguns desses grandes, outrora amigos e sensacionais colecionadores, tais como o grande colecionador Joca ( apesar dos pesares, sou fã n° 01) , o Roberto Rivelino Tazzinafo, Cláudio Garcia, Jean JL, esse um dos caras que mais admiro nesse mundo...
 Amigos que sinto muito a falta e que um dia traí de uma maneira muito chata, a vossa confiança e o mais ruim a amizade sincera que tinha por cada um... mas estou melhorando a cada dia, mesmo assim, agradeço a todos.

 Bah, agora tu me surpreendeu com tua humildade em reconhecer os erros, vamos torcer que ainda tenha tempo de reverter essa questão com os citados...
 Olhando para teu acervo hoje, quais são os planos para o futuro?  seguir como está, trocar ou agregar escala ?

 Esse ano já estou realizando um projeto antigo, vendendo e também trocando miniaturas, quero também renovar minhas prateleira, e focar mesmo na escala 1:64, minha preferida, e também na 1:24, escala na qual estou aprendendo muito e gostando também, outra meta é organizar melhor minhas compras, ter mais o pé no chão e não fazer burradas como fiz antigamente, chateando muito alguns amigos queridos já citados.
 Quero também continuar a aprender e estudar esse hobby que tanto amo, tem muita coisa legal a descobrir ainda...

 ok, fico feliz de ver tua sede de conhecimento, nunca é de mais saber de tudo um pouco.
 Falando em compras, tu tem alguma meta mensal de gastos com minis, ou compra aleatoriamente ? 

 Antigamente não, mas devido a muitos erros de minha parte, estou me organizando melhor a algum tempo já, valores são muito aleatórios a cada mês, dependendo muito.

 Ai que eu me refiro, quero chegar nesse patamar kkk ando perdido com essa cachaça, mas um dia eu aprendo...
 Existe na tua coleção alguma mini que tenha dado muito trabalho para conseguir? conte ai como foi...

 Tem várias, mas tenho uma por exemplo que posso citar aqui, mini da série da Coca-Cola, marca JL que gosto muito e que é um dos meus focos preferidos, na qual tive que pedir a um amigo para comprar no Ebay, demorou muito a chegar e fiquei agoniado de tal maneira que nem dormia direito, coisas de colecionador meio maluco mesmo!

 Pode ter certeza que a galera te entende perfeitamente kkk, quem não fica aflito ao esperar uma mini massa? 
 Qual foi o valor mais alto que tu já pagou em uma mini? 

 No momento é essa: R$ 110,00
 Opa, mas olhando elas, digo que valeu cada centavo kkk.
   chegando ao finzinho, quero saber de ti, já que o blog é um segmento do grupo, quero saber o que tu acha do Tchê Minis ¨exibidos¨ ?

 Sou suspeito em falar, pois os amigos moderadores ( Rudy e Juliano) são um dos melhores que tenho nesse meio, caras sensacionais! sou um dos pioneiros nesse grupo e tenho muita honra e alegria de fazer parte do mesmo, um dos melhores do face sobre colecionismo e amizade, entre os membros, amigos são amigos sempre!!!

 Ganhei a noite com essa kkkkk, fico muito contente com isso meu amigo, tu e o grande Marcelo Maverick, foram os caras que me introduziram no colecionismo, me colocando em vários grupos e tirando várias dúvidas, sou muito grato a vcs..
 E para finalizar a entrevista, queria que tu do alto dos teus 5 anos de colecionismo, deixe um conselho para os novatos que estão entrando no hobby.

 Muita calma na hora de comprar, devido a fatos que citei a cima, ter um foco ou alguns focos na coleção para não se perder e fazer tudo virar uma bagunça, ao em vez de uma coleção, participar de eventos para sempre estar atento ao que esta rolando de mais legal na atualidade, ler, pesquisar muito e fazer amizades sinceras.
 Boa sorte e seja bem vindo a um dos melhores hobbys do mundo, na minha opinião! Abraço a todos e fiquem com Deus...

 E era isso gurizada, mais uma entrevista para aproximar ainda mais os colegas de hobby, ate a próxima ENTREVISTA TME +  

PS: quero salientar que não sou bom em português, se tiver alguns erros de ortografia, me perdoem, pois mesmo assim, correndo o risco de passar vergonha, eu vou seguir em frente e fazer o que eu amo, que é propagar o colecionismo a todo custo...
 Obrigado pela atenção e voltem sempre...










                   


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

4 comentários:

Dida disse...

Blz de entrevista...o Roberto é meu brother, eu posso dizer sim que ele vive mesmo essa paixão por colecionar minis. Grande cara, pai de família e um excelente amigo. Foi o meu primeiro contato com outro colecionador aqui em Rio Preto. Parabéns amigo pela entrevista e sucesso.

Sobre nós disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LuPa disse...

Bela entrevista galera... parabens pela colecao... pela humildade... e pela paixao !!

Marcelo Aguiar disse...

Parabéns !!!!! Tanto no pessoal quanto no profissional (rsrs) mandou muito bem !!!